quarta-feira, 21 de Agosto de 2013

Portuguesa beActive vence disputa com DC Comics/Vertigo



A beActive, produtora portuguesa de conteúdos multiplataforma, ganhou recentemente uma batalha contra a norte-americana DC Comics/Vertigo, obrigando-a alterar o nome da sua nova série de comics de Collider para Federal Bureau of Physics. O motivo é que a empresa nacional já tinha publicado (e obtido o registo da respectiva marca) um livro de banda desenhada com o nome Collider a nível mundial no Verão de 2012, obra que chegou inclusivamente, em Janeiro de 2013, ao top 5 da Comics Plus, a maior loja on-line dos EUA.

A notícia, originalmente publicada no influente site Bleeding Cool, tem estado a ser divulgada por toda a comunidade de banda desenhada a nível mundial, com o título «The Graphic Novel That Got A Vertigo Series To Change Its Name» aumentando a notoriedade do livro português. Esta vitória acontece no momento em que a beActive se prepara para lançar nas salas de cinema o filme Collider baseado neste livro de banda desenhada.

O filme, cujas rodagens decorreram em Dublin em 2012, conta com a participação dos actores portugueses Teresa Tavares e Marco Costa. Escrito e produzido por portugueses, este será um dos filmes de ficção científica a estrear em Portugal em Novembro de 2013. Estreará igualmente no Reino Unido, Irlanda e EUA, em Janeiro de 2014. O livro Collider estará ainda este mês à venda nas lojas da especialidade em Portugal, antecipando a estreia do filme.

Collider conta a história de seis pessoas misteriosamente transportadas para um futuro pós-apocalíptico. Sem perceber como lá chegaram, estes seis estranhos terão de descobrir uma forma de regressar ao presente numa luta insistente pela sobrevivência. Peter, Alisha, Carlos, Fiona Luke e Lucia acordam num hotel abandonado no ano 2018, no campus do CERN, onde se encontra o maior acelerador de partículas do mundo, o Large Hadron Collider.

Doze artistas estiveram envolvidos na concepção gráfica e na produção desta banda desenhada durante um período de 10 meses. No Outono de 2012 esta banda desenhada foi transformada em curtas-metragens usando a técnica de motion comics e divulgadas no YouTube, tendo obtido mais de 250.000 visualizações. Recentemente, este filmes de curta-metragem foram exibidos no Festival Internacional de Cinema de Galway, na Irlanda.

O livro de banda desenhada Collider é da autoria de Mike Garley com base nas personagens e na história e universo desenvolvidos por Nuno Bernardo. Mike é um contador de histórias em BD, autor de histórias para jogos, argumentista, entre outros trabalhos interessantes nesta área. Já colaborou com a reconhecida editora Titan Publishing e desenvolveu histórias para jogos para a Wickedy Splits e Masters of Pie.

0 comentários:

Enviar um comentário