segunda-feira, 10 de Março de 2014

Cláudia Costa em destaque no "The Voice" francês



«A fadista portuguesa Cláudia Costa convenceu o júri do programa televisivo The Voice, em França, com a interpretação de "Canção do Mar", clássico de Frederico de Brito e Ferrer Trindade, passando assim a fazer parte do concurso de talentos.

A fadista de 25 anos está em França desde os oito e cedo se encantou pela música. Aos 16 anos deixou-se seduzir pelo fado que canta em vários espetáculos, em digressões pela comunidade portuguesa em França.

"Já tinha sido solicitada para a primeira edição do The Voice, [mas] não foi possível [participar], e agora convidaram-me novamente para esta terceira edição, e achei interessante mostrar Portugal, o fado e as nossas raízes, numa emissão como o The Voice, em França", disse a fadista à agência Lusa.

Cantar em português na fase de audições do programa foi "uma aposta muito ousada" para Cláudia Costa. "Não sabia se eles [o júri] iam pensar que eu só sabia falar português e não sabia fazer outra coisa", confessou.

A portuguesa tem como objetivo levar o fado além da secção "músicas do mundo" e misturá-lo "com outras sonoridades", para que "cada vez mais pessoas comecem a conhecer fado". "Há muitas pessoas que não conheciam fado", assegurou a fadista.

Cláudia Costa foi escolhida pelo jurado Mika, o cantor britânico de origem libanesa, criador de "Grace Kelly", que imediatamente reconheceu que a artista estaria a cantar em português.

Depois das fases de audição e de "batalhas" de talentos (frente a frente entre concorrentes), que fazem parte do programa, a cantora continua no The Voice do canal TF1, com o desejo de vir a fazer parte dos selecionados para a fase de participação nas galas em direto.

A "Canção do Mar", composta por Frederico de Brito e Ferrer Trindade, foi cantada por Amália Rodrigues, no filme Os Amantes do Tejo, de Henri Verneuil, datado de 1955, sob o título "Solidão". Cerca de 40 anos mais tarde, a canção, interpretada por Dulce Pontes, seria escolhida para a banda sonora de A Raiz do Medo, de Gregory Hoblit, e para Atlantis: O Continente Perdido, da Disney. A série televisiva Southland, das Produções John Wells, da Warner Brothers, usou, como genérico, uma versão instrumental da "Canção do Mar".

A cantora francesa Hélène Segara, a argentina Chenoa e a britânica Sarah Brightman também interpretaram diferentes versões da "Canção do Mar".»

Via Lux.

0 comentários:

Enviar um comentário