«Distribuidores de cinema e cadeias de televisão paquistaneses estão a boicotar um filme indicado aos Óscares sobre a captura de Osama bin Laden e populares séries americanas para evitar ofender o público ou provocar uma reacção violenta dos seus cidadãos.
O Paquistão pode ter um papel de destaque em 00:30 A Hora Negra, de Kathryn Bigelow, que conta a história da perseguição de 10 anos da CIA em busca do idealizador dos atentados de 11 de Setembro de 2001, mas os cinemas locais estão a manter-se distantes de um filme que, segundo eles, pode fazer as pessoas sentirem-se humilhadas.
Um distribuidor de TV por cabo também está a bloquear a transmissão da série Homeland, protagonizada por Claire Danes, e de Last Resort por serem contra o interesse nacional.
Os boicotes são a mais recente forma de censura não oficial no país conservador, onde o YouTube foi bloqueado por quatro meses devido ao trailer do filme americano, considerado ofensivo aos muçulmanos.
00:30 A Hora Negra chegou ao topo das bilheteiras americanas e recebeu cinco nomeações aos Óscares. Mas no Paquistão a acção para matar Bin Laden é considerada um dos incidentes mais constrangedores da história do país.»
Via Diário Digital.
0 comentários:
Enviar um comentário