quarta-feira, 30 de Janeiro de 2013

Empresário chinês vende ar enlatado


«Será que é possível colocar um preço no ar fresco que respiramos? Para o empresário chinês Chen Guangbiao, é. Depois de o Norte da China ter sido invadido por nuvens de fumo tóxico, Guangbiao lembrou-se de criar uma linha de ar "fresco" enlatado para venda, tipo refrigerante, que se pode comprar por 5 yuan (cerca de 59 cêntimos).

O empresário começou a vender as latas de ar quando se assistiu a um aumento drástico das partículas (nocivas) PM 2.5, o que provocou uma camada de ar tóxico sobre Pequim.

Chen Guangbiao, autêntico magnata dos negócios e um dos indivíduos mais ricos da China, com uma fortuna estimada em 740 milhões de dólares (cerca de 550 milhões de euros), sabe reconhecer um bom negócio quando o vê.

"Se não começarmos a cuidar do ambiente, dentro de 20 ou 30 anos os nossos filhos e os nossos netos terão que andar com máscaras de gás e carregar tanques de oxigénio", afirmou ao jornal Sydney Morning Herald.

"Trabalhei no ramo da indústria da protecção do ambiente durante uma década, e posso dizer que testemunhei que a poluição está a ficar cada vez pior", sublinhou Guangbiao. "2012 afinal não trouxe o fim do mundo, mas se os humanos continuam a consumir os recursos neste ritmo e se continuam a poluir desta forma, penso que o Dia do Juízo Final chegará mesmo", considerou.

Os níveis de poluição e a elevada densidade do ar levaram a que vários voos com destino ou com partida na capital chinesa fossem cancelados devido às más condições de visibilidade.»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário