quinta-feira, 29 de Novembro de 2012

The Gift inauguram exposição de fotografia para cegos


«A banda The Gift inaugura a 3 de dezembro, no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), uma exposição de fotografia pensada para cegos, quando se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

"São fotografias audio-descritas que, para além das palavras, são acompanhadas de efeitos sonoros e música da própria banda, processo que designamos por soundpainting", explicou à Lusa a responsável pelo projeto IPL (+) Inclusivo, Josélia Neves.

A docente e investigadora salientou que a experiência multissensorial é complementada com informação tátil criada pelo IPL, permitindo que "as pessoas cegas possam seguir as fotografias através da ponta dos dedos".

A exposição da banda de Alcobaça integra um conjunto de 18 fotografias que regista alguns dos momentos do trabalho Explode, editado em 2011, procurando "partilhar as emoções vividas pelo grupo na experiência dos festejos Holi, na Índia", pode ler-se num comunicado divulgado pelo IPL.

A inauguração da exposição está agendada para as 21h00, na Biblioteca José Saramago, no IPL, com a presença confirmada de dois dos membros dos The Gift, Sónia Tavares e Nuno Gonçalves.»

Via Diário de Notícias.

0 comentários:

Enviar um comentário