quarta-feira, 28 de Novembro de 2012

Curta-metragem portuguesa premiada no Filmets


«"Não estava nada à espera". É desta forma desarmante que Pedro Neves comenta a atenção de que o seu filme tem sido alvo no circuito internacional de festivais. Água Fria, a curta-metragem do jornalista e colaborador do Expresso sobre o Festival de São Bartolomeu do Mar, em Esposende, ganhou ontem o prémio para a Melhor Curta-Metragem europeia no Filmets Festival Internacional de Badalona .

Foi a quarta distinção para a película, após as menções honrosas nos festivais de Martil, em Marrocos; no Documenta Madrid e no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Barcelona, num percurso "que já passou por mais de 20 certames e foi também influenciado pelo crescente interesse internacional no cinema português".

Água Fria retrata a festa religiosa na cidade costeira, através do contraste entre o sagrado e o profano, tendo em conta a ancestral ligação nacional ao mar e era, originalmente, parte de uma longa-metragem. Contudo, Pedro Neves considerou que a celebração tinha potencial para ser foco único de uma curta-metragem.

Um filme que o jornalista define como "muito português", uma vez que se centra "na forma como olhamos para o passado e medo que temos em enfrentar o futuro."

O filme já passou no programa Onda-Curta da RTP2, bem como no Canal+, que o exibiu numa série de países francófonos.

Uma película feita sem "recurso a apoios", apesar de Pedro Neves confessar-se preocupado com os tempos vindouros, devido ao "corte nos financiamentos", pois "sem estes o cinema português não continua."

Ainda assim, o jornalista não desiste de perseguir uma série de projetos. A história de um pescador algarvio que vive sozinho numa ilha isolada ou um filme sobre jovens entre 7 e 12 anos que praticam boxe são algumas das ideias que Pedro Neves espera concretizar.»



Via Expresso.

0 comentários:

Enviar um comentário