segunda-feira, 13 de Agosto de 2012

Filme português destacado pela coragem


«O filme português A última vez que vi Macau teve uma menção especial na 65ª edição do festival de cinema de Locarno, na Suíça, devido à “coragem do cinema português” numa altura em que o cinema mundial está ameaçado.

A película realizada por João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata conta uma história de mistério, em Macau, que recai sobre Candy. Mas é também fruto das memórias e fantasias de infância de João Rui Guerra da Mata, que viveu em Macau.

A menção especial do júri deve-se à “extraordinária personagem Candy”, tendo “ressoado como uma representação da imensa coragem do cinema português, em tempos em que os falhanços dos governos e dos sistemas sociais ameaçam as artes cinematográficas no mundo inteiro”, lê-se no site oficial do festival de cinema de Locarno.

A última vez que vi Macau esteve na competição internacional com mais 17 filmes e vai ser o filme de abertura do festival internacional Doclisboa’ 2012, que vai decorrer entre 18 e 28 de Outubro. Três dias depois, a 1 de Novembro, estreia-se nas salas de cinema.»

Entretanto, «o filme La fille de nulle part, do francês Jean Claude Brisseau, foi o vencedor do Leopardo de Ouro.»

Ler no Público e no Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário