«Um grupo de investigadores da Universidade de Wisconsin, nos EUA, concluiu que hoje em dia os homens já não preferem apenas uma cara bonita, preferem as mulheres inteligentes.
O estudo confirma uma nova realidade que é uma inversão relativamente ao que acontecia nos anos 1950, altura em que a diva Marilyn Monroe protagonizou o filme Os Homens Preferem as Louras. Nesse período, o casamento durava mais se o homem tivesse um nível mais elevado de educação do que a mulher.
Mas a tendência mudou. Partindo da análise ao destino de milhares de casais norte-americanos que casaram entre 1950 e 2004, os investigadores descobriram que a tendência actual é para “um modelo mais igualitário de casamento onde o estatuto da mulher é menos ameaçador para a identidade masculina”.
Apesar das manifestações do feminismo nas décadas de 1960 e 1970, a preferência por uma mulher com menos estudos (e o medo de uma mais inteligente) durou até 1980. Entre 1950 e 1979, os casamentos em que as mulheres tinham um nível educacional superior ao do marido tinham uma maior probabilidade de acabar em divórcio.
A geração de homens que casou no início dos anos 1990, foi a primeira a ser feliz com mulheres tão ou mais inteligentes que eles. “Os casais dos anos 1990 estão entre os primeiros para quem a educação da mulher deixou de estar associada a um maior risco de divórcio”, dizem os investigadores, citados pelo jornal The Independent.
Para estas alterações, há um motivo: a adaptação da sociedade ao progresso das mulheres no mercado de trabalho e na educação. Um progresso que se traduz numa crescente igualdade de género.
Segundo a equipa de investigadores, os resultados obtidos comprovam que os receios ligados ao crescimento educacional das mulheres e à sua emancipação são infundados.»
Via Público.
SOL - Últimas
Courtois estreou-se no Chelsea com uma 'defesa do outro mundo' -
Há 8 minutos
0 comentários:
Enviar um comentário