quinta-feira, 8 de Maio de 2014

Homens mais saudáveis preferem mulheres mais femininas



«Homens que cresceram em países com melhores indicadores gerais de saúde preferem rostos de mulheres com características mais femininas: olhos grandes, lábios cheios, queixo fino e maxilar arredondado.

A conclusão é de um estudo realizado pela Universidade de Turku, na Finlândia, e divulgado pela revista Biology Letters. O resultado corrobora a hipótese evolutiva de que os homens são atraídos por mulheres que podem ajudar a espécie a sobreviver.

Estudos anteriores já haviam descoberto que mulheres vivendo em condições adversas – por exemplo, em comunidades de baixa rendimentos e com alta taxa de homicídios – consideram mais atraentes homens com características físicas mais masculinas. O objectivo da equipa de Urszula Marcinkowska, bióloga da Universidade de Turku, era estudar se a cultura influenciava também as preferências masculinas, ou se homens julgavam as características físicas das mulheres de maneira mais universal.

A pesquisa foi realizada via Internet em 28 países e 16 línguas diferentes, com quase 2.000 homens heterossexuais entre 18 e 24 anos. Os cientistas apresentaram fotos do rosto de 20 pares de mulheres caucasianas e pediram que os homens escolhessem a que lhes parecesse mais atraente sexualmente. Em todos os países, a maioria dos homens preferiu as mulheres com traços mais femininos, mas em certos lugares a preferência por rostos menos femininos também foi expressiva.

Cruzando os resultados das pesquisas com diversos dados sócio-económicos, descobriu-se que a variação não se explicava pela proporção entre homens e mulheres, pela renda nacional ou raça dos participantes, mas que havia correlação com os indicadores gerais de saúde do país. Em países como o Japão, com bons indicadores de saúde, os homens escolheram o rosto mais feminino em 75% das vezes; em países como o Nepal, com piores indicadores de saúde, a preferência pelo rosto feminino foi apenas ligeiramente maior. Marcinkowska ainda pretende cruzar os dados da pesquisa com outras características dos países que fizeram parte do estudo.

"No passado, mulheres com características físicas menos femininas eram associadas com menor habilidade social e menos eficiência na competição por recursos", diz Marcinkowska. Ao longo de milhares de anos, homens escolhiam rostos menos femininos em condições mais adversas, para assim conseguir alguma vantagem na luta pela sobrevivência.

Um possível mecanismo por trás dessa preferência é o nível de testosterona: homens criados em ambientes onde há doenças frequentes e maior exposição a germes tendem a produzir níveis menores de testosterona quando adultos, porque a hormona pode prejudicar as funções imunológicas. Homens com maiores níveis de testosterona, segundo estudos anteriores, preferem mulheres mais femininas. "Infelizmente, não pudemos medir os níveis de testosterona dos participantes nesse estudo", afirma a cientista. "Mas acho essa explicação muito plausível."

Anthony Little, psicólogo e investigador da Universidade de Stirling, no Reino Unido, disse que as conclusões do estudo na Finlândia parecem razoáveis; mas também afirma que outros estudos mostraram que a exposição a factores patogénicos pode aumentar a preferência masculina por traços femininos, descoberta contraditória com a pesquisa de Turku. "Trabalhos no futuro podem talvez precisar se mecanismos diferentes estão em jogo no resultado dessas pesquisas."»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário