segunda-feira, 21 de Abril de 2014

Os homens barbudos são mais atraentes



A University of New South Wales, na Austrália, realizou recentemente uma investigação, posteriormente publicada no Evolution and Human Behaviour, sobre como a barba masculina pode influenciar a aparência de um homem.

Centenas de mulheres e homens participaram na pesquisa, analisando diversas fotos de diferentes tipos de homens, dos sem barba alguma no rosto até aos mais barbudos, e pontuando os que mais lhes agradavam levando em conta a simples atracção física e as percepções de masculinidade e saúde.

O resultado demonstrou que homens com barbas completas são mais atraentes que os de rosto liso. E nem são as barbas «rasas» as que agradam mais. Os preferidos pela maioria das pessoas entrevistadas foram os homens com barba por fazer há mais de cinco dias.

A razão é que «a barba é um traço sexual secundário que tem o seu próprio papel no jogo da sedução [...] Como mostram os resultados, [...] as mulheres tendem a considerar mais atraente o que no momento da avaliação não é a tendência dominante. E essa preferência, escrevem os autores, segue um padrão evolutivo bem conhecido, que é designado como selecção sexual dependente da frequência negativa. Em palavras mais mundanas, a vantagem dos traços menos vulgares.» 

Adaptado de Tudo Para Homens e Diário de Notícias.

0 comentários:

Enviar um comentário