terça-feira, 22 de Abril de 2014

FATAL 2014 celebra em Maio o teatro universitário



15 anos de FATAL: é este o número redondo que o Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa celebra em 2014. Esta edição do FATAL desafia encenadores, actores, espectadores e toda a comunidade a pensar no teatro enquanto forma de expressão e integração pela arte, na vida universitária.

Assinala a organização que «o teatro, como espaço de criação e liberdade, de partilha das diversas experiências e linguagens, amplia a capacidade de reflectir, questionar e recriar vivências, a todos os que o constroem. No mundo da tão falada globalização, o teatro é, pois, proximidade e identidade, ao focar-se na construção da pessoa no seu todo e na compreensão do outro. É sabida a importância crucial da actividade artística na Universidade e o Teatro Universitário, desde a sua génese, e através de todos os seus grupos, tem sido instrumento de diálogo com o quotidiano e um importante agente no exercício da cidadania cultural.»

É com estas premissas que o FATAL 2014 é acolhido pelo Teatro da Politécnica, no Museu Nacional da História Natural e da Ciência, e por outros locais de Lisboa.

De 6 a 24 de Maio, o público pode assistir a cerca de 30 espectáculos em três categorias: Em Competição, Mais Fatal e Fatal Convida, esta última com a presença de grupos de Teatro Universitário nacionais e internacionais (Espanha e Irão são alguns dos países representados).

A programação paralela do FATAL 2014 inclui workshops de fotografia, escrita, história oral e uma Open Call para Live Instalation/Performance, aberta a todos os que queiram experienciar o contexto de instalação partindo do corpo e da composição.

Mais informações aqui, aqui e aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário