«E se pudesse prever o sucesso ou insucesso de um relacionamento com base nas ligações que você e o(a) namorado(a) têm no Facebook? Pois isso não só é possível como existe até um algoritmo que faz as contas.
O cientista Jon Kleinberg, da Universidade de Cornell, e o engenheiro Lars Backstrom, do Facebook, são os autores de uma pesquisa que propõe um novo olhar sobre os relacionamentos ao determinar que estes podem ou não dar certo dependendo da quantidade de amigos em comum que o casal tem.
Eles analisam a taxa de "dispersão" das duas pessoas: quanto maior ela for, menos amigos o casal tinha em comum antes de se conhecer. Ou seja, se você e o seu(sua) namorado(a) faziam parte do mesmo círculo social antes de começarem a sair, têm uma taxa de dispersão baixa.
E é aí que a coisa complica. De acordo com o levantamento de Kleinberg e Backstrom, quanto menor a taxa, maior a hipótese de a relação acabar. O algoritmo não reconhece relações amorosas com pouca dispersão e, nesses casos, as probabilidades de fracasso são 50% superior em comparação com os namoros mais dispersos.
Isso significa que conhecer novos amigos através do cônjuge é mais saudável para a relação.
Durante dois anos os autores fizeram levantamentos para chegar a essas conclusões, analisando 8,6 mil milhões de conexões entre 1,3 milhões de pessoas com pelo menos 20 anos de idade. Eles conseguiram acertar em 60% dos casos, com o algoritmo.»
Via Diário Digital. Mais informações no Independent.
0 comentários:
Enviar um comentário