segunda-feira, 8 de Julho de 2013

Comboio-Fantasma para o Oriente (Paul Theroux)


Comboio-Fantasma para o Oriente
Por: Paul Theroux
Edição: Quetzal
Título Original: Ghost Train to the Eastern Star
Tradução: Freitas e Silva
Páginas: 496
PVP: 19,90 €
Compre aqui

Paul Theroux, um dos nomes maiores da literatura de viagens, escolhe sobretudo o comboio para as viagens que sustentam os seus projetos literários. Seguiu até ao fim da linha, sempre sobre carris, em O Velho Expresso da Patagónia, e foi indo o mais longe possível, para Oriente, em 1975, com O Grande Bazar Ferroviário. Três décadas depois, Theroux faz o mesmo caminho. Comboio-Fantasma para o Oriente é o relato dessa viagem.

Confira abaixo a sinopse de Comboio-Fantasma para o Oriente:
Trinta anos depois de ter escrito O Grande Bazar Ferroviário (publicado pela Quetzal na sequência de O Velho Expresso da Patagónia), Paul Theroux revisita os lugares da sua grande viagem pela Ásia – e encontra um mundo em mudança acelerada. A viagem deste livro reconstitui um mapa prodigioso: o da antiga União Soviética, percorrendo a Geórgia ou o Azerbaijão, visitando o escritor e prémio Nobel Orhan Pamuk na Turquia, sobrevivendo ao comboio transiberiano, respirando o pó nas estradas do Paquistão até chegar à índia e, depois, à Tailândia, à Birmânia e ao Laos, antes de cruzar as rotas da China para chegar ao Japão.

Esse trajeto é literário, pessoal e um exemplo superior de reportagem sobre as mudanças que recolocaram a Ásia no nosso mundo. Mais do que isso, é um roteiro devorado pela curiosidade, pela paixão da viagem e do conhecimento – e pela inspiração que atravessa os livros de Paul Theroux como uma ventania de beleza e disponibilidade, dialogando com todos os lugares que vai conhecendo. Comboio-Fantasma para o Oriente confirma o lugar de Paul Theroux como o mais talentoso e criativo «escritor de viagens» do nosso tempo.

0 comentários:

Enviar um comentário