sexta-feira, 19 de Abril de 2013

Feira do Livro do Porto foi cancelada


«A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) suspendeu a edição de 2013 da Feira do Livro no Porto por "falta de condições financeiras", [informou ontem] a câmara, que "lamenta" tal decisão e garante organizar uma alternativa.

A APEL "optou pela suspensão da feira no ano em curso, alegando falta de condições financeiras para a sua realização, tanto mais que admite a possibilidade de se vir a registar um avultado prejuízo por força da forte quebra nas vendas, que facilmente se adivinha neste dramático cenário económico-social em que estamos mergulhados", refere o comunicado da Câmara Municipal do Porto.

A autarquia recorda o acordo feito em 2009 com a APEL para "o regresso da Feira do Livro à Av. dos Aliados", tendo para o efeito celebrado um protocolo no valor de 300 mil euros, repartidos ao longo de quatro anos, destinados ao investimento em novos equipamentos.»

A APEL criticou entretanto o entendimento «errado» da Câmara do Porto sobre a Feira do Livro na cidade, afirmando contudo que espera que o certame volte em 2014.

 «Para os editores que estão presentes é sempre um esforço. Mas não é esse o entendimento [da câmara]. O entendimento é que se trata de uma atividade comercial pura e simples e portanto não justifica, não coincide com os interesses da câmara neste momento [e] não é essa a nossa opinião», disse João Alvim, presidente da APEL.

Via Diário Digital (aqui e aqui).

0 comentários:

Enviar um comentário