«Valter Hugo Mãe é o único português entre os 12 finalistas da 11.ª edição do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. Os concorrentes a este prémio nas categorias de poesia, romance e conto/crónica foram anunciados esta segunda-feira à noite no Brasil. Os vencedores serão anunciados em Novembro em São Paulo.
O escritor concorre na categoria de romance, com O filho de mil homens (editado no Brasil pela Cosac Naify) ao lado dos escritores brasileiros Daniel Galera com Barba ensopada de sangue (ed. Companhia das Letras), Miguel Sanches Neto com A máquina de madeira (ed. Companhia das Letras) e José Luiz Passos com O sonâmbulo amador (ed. Alfaguara).
Obras de Lídia Jorge e de António Lobo Antunes estavam entre os romances semifinalistas escolhidos entre um total de 450 livros inscritos no prémio, que distingue obras publicadas originalmente em língua portuguesa no Brasil durante o ano de 2012.
Na categoria poesia, os quatro livros escolhidos para a 11.ª edição do prémio são: Formas do nada, de Paulo Henriques Britto (Companhia das Letras); Porventura, de Antonio Cícero (Record), Sentimental, de Eucanaã Ferraz (Companhia das Letras) e Um útero é do tamanho de um pulso, de Angélica Freitas (Cosac Naify).
E as quatro obras finalistas na categoria de conto/crónica são A verdadeira história do alfabeto, de Noemi Jaffe (Companhia das Letras), Essa coisa brilhante que é a chuva, de Cíntia Moscovich (Record), O tempo em estado sólido, de Tércia Montenegro (Grua Editora) e Páginas sem glória, de Sérgio Sant´Anna (Companhia das Letras).
Os 12 finalistas – 4 obras de cada categoria – foram escolhidos entre os 63 semifinalistas por um júri formado pelos curadora-coordenadora do prémio Selma Caetano (consultora literária da Portugal Telecom), pelo poeta Antonio Carlos Secchin (curador na categoria poesia), pelo escritor Luiz Ruffato (curador na categoria romance) e pelo escritor Marcelino Freire (curador na categoria conto/crónica) e ainda por André Seffrin, o escritor Cristovão Tezza, Italo Moriconi, o académico João Cezar de Castro Rocha, o escritor e crítico José Castello e Leyla Perrone-Moisés.
Em Novembro será escolhido o vencedor de cada categoria e entre os três vencedores será votado aquele que vai receber o Grande Prémio Portugal Telecom 2013. Cada um dos vencedores por categoria recebe 50 mil reais (cerca de 16 mil euros) e o Grande Prémio Portugal Telecom 2013 receberá outros 50 mil reais.
O grande vencedor do Prémio Portugal Telecom 2012 foi o escritor e poeta Valter Hugo Mãe, escolhido entre os vencedores das três categorias (poesia: Junco, de Nuno Ramos; romance: A máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe; conto/crónica: O anão e a ninfeta, de Dalton Trevisan).»
Via Público.
0 comentários:
Enviar um comentário