terça-feira, 3 de Setembro de 2013

A Crise, a Troika e as Alternativas Urgentes (Vários)


A Crise, a Troika e as Alternativas Urgentes
Por: Alexandre Abreu, Hugo Mendes, João Rodrigues,
José Guilherme Gusmão, Nuno Serra, Nuno Teles,
Pedro Delgado Alves e Ricardo Paes Mamede
Edição: Tinta da China
Páginas: 192
PVP: 11,00 €
Compre aqui

Chegou recentemente às livrarias (e chega às bancas a partir de sexta, juntamente com a edição portuguesa de Le Monde Diplomatique) um livro que promete desconstruir a crise económica por que passa o país.

A Crise, a Troika e as Alternativas Urgentes será posteriormente apresentado na terça, 10 de Setembro, às 18h00, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, por Bárbara Bulhosa (Tinta da China), Alexandre Abreu e Hugo Mendes (autores), João Ferreira do Amaral, José da Silva Lopes e Manuel Carvalho da Silva.

Confira abaixo alguns dos comentários publicados acerca de A Crise, a Troika e as Alternativas Urgentes:
«Um livro que propõe uma interpretação muito bem fundamentada das causas e das consequências do actual programa de ajustamento financeiro, desafiando a visão indigente e deturpada da Troika e do coro de comentadores que com ela alinham. Uma crítica devastadora da forma como foi concebido e como tem sido executado o programa português, propondo alternativas para o futuro.»
João Ferreira do Amaral, Economista, Professor catedrático aposentado do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa

«O presente livro vem animar as controvérsias acerca do programa de ajustamento imposto a Portugal pela Troika. Enfileira no grupo dos que criticam vivamente aquele programa e dos que sustentam que, para se sair da crise, se deverá ir por caminhos radicalmente diferentes dos que têm estado a ser percorridos. Fá-lo com base numa análise de elevada qualidade técnica e com melhor fundamentação do que a maioria dos que advogam posições semelhantes.»
José da Silva Lopes, Economista, ex-Governador do Banco de Portugal, ex-Ministro das Finanças e do Plano e ex-presidente do Conselho Económico e Social

«A recusa da opressão, da desvalorização económica e da destruição social faz-se com ideias e com ação coerente. E com opções claras. Este é um livro de análise profunda, pensamento original e propostas mobilizadoras. Há, pois, alternativas.»
José Reis, Economista, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

«Assumindo, empenhadamente, o seu contributo para a construção de programas alternativos às atuais políticas, os autores analisam, com verdade, origens, causas, responsabilidades e consequências dos problemas que estão a tolher o nosso futuro coletivo. Este exercício é primordial para que os cidadãos não fiquem prisioneiros do "falso moralismo" e da "autoculpabilização" a que vêm sendo sujeitos e situa-nos nos desafios que é preciso encarar e assumir.»
Manuel Carvalho da Silva, Sociólogo, Coordenador do Observatório sobre Crises e Alternativas

0 comentários:

Enviar um comentário