sexta-feira, 3 de Maio de 2013

William Friedkin receberá Leão de Ouro em Cannes


«O realizador norte-americano William Friedkin, que rodou O Exorcista (1973), receberá este ano o
Leão de Ouro de carreira, no Festival de Cinema de Veneza, em Itália, anunciou [ontem] a organização. O festival, um dos mais antigos da Europa, celebrará 70 anos entre 28 de agosto e 7 de setembro.

Friedkin, de 77 anos, receberá o prémio de carreira por ter "contribuído para a renovação profunda do cinema americano, que ficou conhecida como New Hollywood", afirmou o diretor artístico do festival, Alberto Barbera, sublinhando que o "impacto revolucionário nem sempre lhe foi reconhecido".

William Friedkin, que em abril publicou o livro de memórias The Friedkin Connection, assinou o primeiro filme em 1967, Good Times, com Sonny Bono e Cher, pouco depois de ter rodado um dos episódios da série televisiva The Alfred Hitchcock Hour (Alfred Hitchcock apresenta).

Em 1971, conquistou o Óscar de melhor realizador com The French Connection (Os incorruptíveis contra a droga), que também conquistou os galardões para melhor filme, argumento, montagem e ator principal, para Gene Hackman.

O filme de terror O Exorcista, que em 1973 o levou novamente às nomeações para os Óscares, é outra das produções emblemáticas da carreira de Friedkin.

Sorcerer (1977), da qual foi feita uma versão restaurada que será exibida em Veneza, Viver e Morrer em Los Angeles (1985), Compromisso de Honra (2000) e Bug (2006) são outros filmes de William Friedkin.»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário