Opinião 21: Silver Linings Playbook
Título em Portugal: Guia para um Final Feliz
Género: Drama/Romance/Comédia
Duração: 122 minutos
Orçamento: 21 Milhões
Realização: David O. Russell
Produção: Bruce Cohen, Donna Gigliotti, Jonathan Gordon, George Parra
Argumento: David O. Russell
Elenco: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Jacki Weaver, Chris Tucker
Tagline: Watch for the signs.
À primeira vista parece um daqueles romances saturados que juntam um toque de comédia, habitualmente protagonizados por Hugh Grant ou Julia Roberts, e dos quais já estamos todos mais que enjoados de ver. Mas Silver Linings Playbook é muito mais que isso, e desde cedo se revela um óptimo exemplo de que não devemos julgar um livro (ou um filme) pela capa (ou pelo trailer, género ou sinopse).
O enredo é resumível numa simples frase: dois lunáticos procuram conforto um no outro. Porque, na sua base, é essa a premissa. Mas se adicionarmos um grande elenco e um fantástico guião, temos um dos mais sérios candidatos a melhor filme do ano. Aliás, não sendo um vencedor (ou sequer um nomeado) tradicional, a verdade é que, este ano, o Óscar não lhe ficava nada mal.
E tudo graças às personagens. Estas, apesar de psicologicamente perturbadas, estão tão bem estruturadas na acção que nunca perdemos a noção dos seus objectivos pessoais. É uma das mais básicas fórmulas de uma boa história, mas vê-se aqui cumprida de forma especialmente eficaz, tornando Silver Linings Playbook um dos mais interessantes filmes de 2012.
Texto: Tiago Matos
>>
Opinião 21: Silver Linings Playbook Reviewed by Revista 21 on 01:00 Rating:
Sem comentários: