Top Ad unit 728 × 90


Novidades

recent

Perfil 21: Revista 21


Em mês de primeiro aniversário, fazemos o balanço do ano e desvendamos o conceito e origens da Revista 21. Acompanhe-nos na viagem!

Período de gestação
A Revista 21 nasceu a 1 de Setembro de 2011. Apesar de o parto não ter sido particularmente difícil, o período de gestação durou alguns meses. Na definição de temas e colaboradores, passou-se algum tempo a indagar: «Pode realmente uma revista portuguesa concebida a custo zero ter artigos de fundo originais e uma produção de nu artístico todos os meses?». Parece que sim.

Porquê?
Um bebé nasce, na maior parte dos casos, por desejo ou acidente; uma revista pode também nascer por convicção. A intenção era provar que, mesmo numa época em que o dinheiro parece essencial para tudo, se podem criar e manter projectos interessantes e originais, sem apoios ou «piscadelas» a anunciantes. E sem atrasos na publicação.

Regime rotativo
À excepção de Notícias, Crónicas e Letras, todas as secções da Revista 21 são potencialmente rotativas. O lote inclui: Perfil, Cinema, Música, Tecnologia, Teatro, Televisão, Sexo, Fotografia, Comportamento e Opinião.

Edições temáticas
Algumas das edições têm um tema central, que se reflecte em quase todos os artigos do mês. Em Dezembro, o Natal; em Janeiro, o Ano Novo; em Abril, a censura; em Junho, o discurso directo; em Agosto, a ficção; e agora, em Setembro, a própria Revista 21.

Zuzarte
Todas as edições da Revista 21 têm 50 páginas. No conjunto das 13 edições publicadas até à data, são 650 páginas de conteúdo original. Depois da edição #21, serão 1050. Quase tantas como as da bibliografia actual de João Zuzarte Reis Piedade. Mas em bom.

Apóstolos
No seu primeiro ano, a Revista 21 contou com 12 apóstolos na escrita: Detinha Avelino, Eva Duarte, Felipe Tazzo, Juvenal, Luna Santos, Maria Waddington, Mariana Carvalho, Sérgio Neves, Sílvia Silva, Susana Veríssimo, Tiago Matos e Vera Caldeira. Para além do director, as únicas pessoas que participaram em todas as edições foram Eva Duarte e Susana Veríssimo.

Fotografia
Rita Garcia foi a única pessoa a colaborar com a revista como modelo (edição #04) e fotógrafa (edição #06). Foi também a única mulher a assumir a função de fotógrafa para a revista. Para além dela, foram oito os fotógrafos colaboradores até à data: André Pires (duas vezes), David Simões (duas vezes), Filipe Vicente, Jiří Růžek, João Paulo Redondo, Luís Costa (três vezes), Pedro Costa e Quark.

Veículo de divulgação
Ainda que muitos presumam o contrário, a Revista 21 não participa na maioria das produções fotográficas que publica, assumindo unicamente o papel de veículo na sua divulgação. Apesar disto, muitas das produções publicadas foram feitas especialmente para a revista.

A excepção «sugarPIE»
Por conveniência, mais que qualquer outra coisa, a capa da Revista 21 é habitualmente ilustrada com uma das imagens da sua sessão interior de nu artístico. Mas não tem de ser, como o comprova a capa da edição #02, com a entrevistada Rita «sugarPIE» Caetano.

Modelos de capa
Lista ordenada de modelos de capa da Revista 21 no seu primeiro ano: Isadora Bellavinha, Rita «sugarPIE» Caetano, Flor, Rita Garcia, Quark Girl, Christina Branco, Cláudia Teixeira, Joyce Campelo, Filipa Silva, Anna, Maria João Lima e Valéria Matei. Ao 13.º mês chegou Ana Gonçalves.

Top+
As edições mais lidas da Revista 21 até agora foram as de Dezembro de 2011 (#04), Maio de 2012 (#09) e Setembro de 2011 (#01). As que obtiveram mais leituras nos respectivos meses de estreia foram as de Maio de 2012 (#09), Março de 2012 (#07) e Outubro de 2011 (#02).

Porquê 21?
A questão que mais nos colocaram até hoje: «Porquê 21?». As respostas são tantas como as justificações para a ausência de cabelo no Homer Simpson. Podemos dizer, por exemplo, que, em numerologia, o 21 significa perfeição, que é um título compreensível em todas as línguas ou que o formato da revista é bem ao jeito do século XXI. No entanto, é mais provável que se deva ao nosso compromisso de fazer 21 edições mensais e... deixar de as fazer.

Detinha Avelino
A segunda questão que mais nos colocaram: «Para quando a cronista Detinha Avelino nua numa sessão fotográfica?». Sim, é uma questão um pouco estranha e até abusadora, que se explicará, provavelmente, com os assuntos «picantes» que a nossa colaboradora aborda mês após mês. Razões à parte, para todos os que nos enviaram o pedido ao longo do ano, temos uma surpresa na mais recente edição.

Juvenal, o Anormal
Não são propriamente questões, mas o nosso outro cronista, o ser autodenominado Juvenal, autor d’O Melhor Blog do Universo, também recebe vários e-mails. Claro que a maioria é hate mail, mas de vez em quando lá aparece um a falar bem. É como a Coca-Cola: «Primeiro estranha-se, depois entranha-se».

Eva Duarte
A outra das nossas colaboradoras permanentes é a escritora Eva Duarte. Amante dos clássicos, tem como referência a inglesa Jane Austen, se bem que os seus trabalhos são, no geral, bastante mais negros. De conto inédito em conto inédito, já vai em 13 na Revista 21. E toda a gente sabe que ter 13 contos não era nada mau na moeda antiga.

Entrevistas
Se há coisa que gostamos é de entrevistar gente que os outros não entrevistam. Lista de entrevistados da Revista 21 até ao momento: Rita «sugarPIE» Caetano, Mark Boyle, Nereida Gallardo, Annita Yes, Erica Fontes, Miguel Pinho, Ivan d’Almeida, Annie Social e, claro, quase todas as nossas modelos de capa.

Letras e livros
Nem só de entretenimento, fotografia, entrevistas, crónicas e ficção vivem os leitores da Revista 21. Há também a Opinião, referente a jogos, música, filmes, teatro e livros. Neste último campo, há que destacar a valiosa colaboração de Rita Correia, assessora de imprensa da Bertrand, que também nos permitiu organizar, em Julho, um concurso literário para novos autores.

Feios, Porcos e Maus
Também não gostamos só de coisas boas, e por isso, sempre que podemos, destacamos o que de pior se fez e faz pelo mundo da arte. Garantimos que não há muitas outras revistas que divulguem filmes como Troll 2 e Manos: The Hands of Fate, música como a de Lucia Pamela e Mr. Methane, ou livros como How to Avoid Huge Ships.

revista21.net
A 25 de Abril de 2012, estreámos um novo site e reformulámos quase por inteiro a natureza da Revista 21. Passámos de mera revista digital a portal de informação e entretenimento com actualizações diárias.

Estatísticas
Quatro meses depois, o novo site da Revista 21 conta com 1125 publicações, mais de 650 comentários e mais de 570 mil visualizações.

One of us
Graças à sua natureza amadora, a Revista 21 está sempre à procura de novos colaboradores. Se partilha a filosofia da revista e quer ser um de nós, envie-nos um e-mail para ou uma mensagem através da nossa página de Facebook.


>>

Perfil 21: Revista 21 Reviewed by Revista 21 on 01:30 Rating: 5

Sem comentários:

");
Todos os direitos reservados por Revista 21 © 2021 - 2022
Design por Sweetheme

Formulário de Contacto

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.