Top Ad unit 728 × 90


Novidades

recent

Opinião 21: Escutando o Rumor da Vida seguido de Solidões em Brasa (Urbano Tavares Rodrigues)



Título Escutando o Rumor da Vida seguido de Solidões em Brasa
Autor Urbano Tavares Rodrigues
Edição Dom Quixote
Género Literatura
Páginas 144
PVP 12,90 €
Ano 2012
Compre aqui


Aos 88 anos, o que mais surpreende na escrita de Urbano Tavares Rodrigues é mesmo a sua jovialidade. A forma desprendida e despretensiosa como se contém na linguagem, mantendo-a simples e fluida, faz até lembrar um pouco o italiano Andrea Camilleri, que, curiosamente, também já não é nenhum jovem.

Urbano desdobra-se desta forma em personagens e realidades, nem sempre ligadas entre si, nas duas novelas que constituem a sua nova obra: Escutando o Rumor da Vida e Solidões em Brasa.

Em Escutando o Rumor da Vida, temos uma rede de contactos inicialmente centrada num cineasta de nome Francisco Medeiros, mas que se expande depois por uma panóplia de outros personagens, alguns bastante caricatos, até nos acabarmos por perder nas suas vidas. Solidões em Brasa segue a mesma estrutura, mas de uma forma (ainda) menos linear e dando mais atenção à sobrenaturalidade da vida.

No geral, são duas histórias trágicas, com muito sexo, uma pitada de loucura e alguns personagens particularmente envolventes, que talvez merecessem mais espaço para brilhar, como Teresa Cordovil ou Júlio Travanca. Nota-se alguma falta de foco, assim como de enredo condutor, mas sendo o autor quem é, tudo se desculpa e Escutando o Rumor da Vida seguido de Solidões em Brasa acaba por resultar numa obra bem desenhada, que se lê num sopro.

Texto: Tiago Matos

>>
Opinião 21: Escutando o Rumor da Vida seguido de Solidões em Brasa (Urbano Tavares Rodrigues) Reviewed by Revista 21 on 02:30 Rating: 5

Sem comentários:

");
Todos os direitos reservados por Revista 21 © 2021 - 2022
Design por Sweetheme

Formulário de Contacto

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.