Top Ad unit 728 × 90


Novidades

recent

Opinião 21: Não Sou um Serial Killer (Dan Wells)



Título Não Sou um Serial killer
Autor Dan Wells
Edição Contraponto
Título Original I Am Not a Serial Killer
Género Fantasia / Thriller
Páginas 240
PVP 10,00 €
Ano 2012 | Original 2009
Compre aqui


«Eu acho que o destino quer que eu me torne um serial killer.» A frase, proferida por John Wayne Cleaver, o jovem protagonista de Não Sou um Serial Killer, é uma amostra perfeita do que podemos encontrar no livro. Repare-se: não é uma frase particularmente original. Também não o é a história. Aliás, qualquer fã da saga literária e televisiva Dexter encontrará em J. W. Cleaver muitas semelhanças para com o protagonista criado por Jeff Lindsay. Claro que, ao contrário de Dexter, Cleaver é apenas um adolescente perturbado, o que transporta a narrativa para um universo necessariamente diferente, mas tal como ele, acredita ter um serial killer dentro de si, e que apenas o é capaz de dominar se seguir um conjunto de regras específicas de comportamento. As leis do jogo alteram-se, contudo, quando um verdadeiro serial killer surge na cidade, levando Cleaver a ter de escolher se continua no caminho certo ou liberta o monstro dentro de si para capturar o assassino.

Parece-lhe ou não uma premissa extremamente semelhante à de Dexter?

Não é o único ponto em que se percebe a falta de originalidade. Temos, por exemplo, a típica pequena cidade americana, o amigo excluído, o rufia da escola, a loira perfeita como objecto de afeição. Tudo lugares-comuns, descritos de forma competente mas não genial por Dan Wells. As próprias incidências da história são, no mínimo, previsíveis, em especial a identidade do criminoso, revelada sensivelmente a meio como se fosse uma grande surpresa quando, e citando Jorge Jesus em relação a uma recente falta polémica não assinalada pelo árbitro num jogo do Benfica, «até um cego era capaz de a ver».

Sim, acabou mesmo de ler uma citação de Jorge Jesus numa crítica literária.

E, no entanto, voltando ao livro e à comparação com a frase inicial, algo de estranho acontece. Porque, apesar de gasta, a frase aguça-nos a curiosidade. E, do mesmo modo, apesar dos pesares, Não Sou um Serial Killerfunciona. A leitura faz-se de forma fluida, a narrativa entretém, os personagens soam-nos reais. A história de um sociopata adolescente com uma obsessão doentia por serial killers não fará certamente de Dan Wells um Nobel de Literatura, mas compõe sem dúvida um livro divertido. A despretensão da obra confere-lhe a ousadia de passar em simultâneo por thriller, policial e livro de fantasia. Tem quase requintes de prazer proibido, levando-nos a perdoar muito do resto e a desfrutar a viagem. Basta para isso que tenhamos aquela curiosidadezinha mórbida por sangue e encaremos os livros como objecto de entretenimento.

Texto: Tiago Matos

Artigo publicado na edição #08 da Revista 21
Opinião 21: Não Sou um Serial Killer (Dan Wells) Reviewed by Revista 21 on 04:30 Rating: 5

Sem comentários:

");
Todos os direitos reservados por Revista 21 © 2021 - 2022
Design por Sweetheme

Formulário de Contacto

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.