Top Ad unit 728 × 90


Novidades

recent

Perfil 21: Pai Natal


Como aperitivo para amanhã, relembramos um artigo da edição #04 da Revista 21 com 21 curiosidades sobre o homem do momento. Acha mesmo que já sabe tudo sobre o Pai Natal?

Texto: Felipe Tazzo

$ão Nicolau
O Pai Natal foi inspirado em São Nicolau, antigo bispo de Mira, na Turquia. Herdeiro de uma vasta fortuna, conta-se que o santo soube um dia de três raparigas que, por serem muito pobres, estavam fadadas à prostituição. Na calada da noite, Nicolau atirou uma bolsa com moedas de ouro pela janela, para que cada uma pudesse pagar o respectivo dote e casar.

Reboot Natalício 
A lenda moderna nasceu em 1823 através de Clement Clarke Moore, professor de literatura grega em Nova Iorque, num poema escrito para os seus seis filhos. Nesse poema, «A Visit from St. Nicholas», Moore criou o saco com brinquedos, a entrada pela chaminé e a viagem num trenó puxado por renas.

Nomes
São vários os nomes do Pai Natal. No Brasil chama-se Papai Noel. Nos países de língua inglesa, Santa Claus. Na Alemanha, Weihnachtsmann. Na maioria da América do Sul, o seu nome é Papá Noel. No Chile, porém, recebe o nome de Viejito Pascuero.

Trajes
As roupas com as quais mais frequentemente é retratado (casaco e calças vermelhas, botas, gorro e cinto largo) foram popularizadas numa grandiosa campanha publicitária da Coca-Cola em 1931, desenhada por Haddon Sundblom, mas na verdade o Pai Natal já aparecera com essa mesma imagem várias vezes no passado: em 1915, a White Rock Beverages utilizara-a nas suas publicidades de água mineral e ginger ale, e mesmo antes disso, já a revista Puck tinha feito capa com ele vestido de vermelho e branco.

Vida Conjugal
São muitas as alusões à Mãe Natal. Popularizada num poema de Katharine Lee Bates, é habitualmente tida como uma velhota simpática e rechonchuda, esposa do Pai Natal. Não se conhecem, porém, quaisquer filhos do casal.

Endereço
Na maioria das culturas, o Pai Natal vive no Pólo Norte (um bloco de gelo inóspito com escassas tribos). Outras, no entanto, dão conta de que ele viva nas montanhas de Korvatunturi, uma região na fronteira da Finlândia, mais precisamente na Lapónia. A lenda provém de um programa finlandês de rádio infantil transmitido entre 1927 e 1956. Supostamente fazem-lhe companhia cerca de 70 mil (não fictícios!) lapões.

Carne e Osso?
Apesar de surgido da lenda de um santo e retratado como um velhinho bonacheirão, ninguém afirma categoricamente que o Pai Natal seja humano. Antes da campanha da Coca-Cola, ele era retratado de todas as maneiras possíveis, até como um elfo.

Datas Distintas
Enquanto na maioria dos países a troca de presentes se realiza da noite do dia 24 para o dia 25 de Dezembro (data do nascimento de Cristo), na Espanha, Argentina e outros países de língua espanhola, as crianças boas recebem os seus mimos apenas no dia 6 de Janeiro, quando os Reis Magos chegam à manjedoura onde Jesus nasceu.

Ajuste de Data
Tradicionalmente, no dia 25 de Dezembro era comemorado pelos pagãos o solstício de Inverno, que celebrava o nascimento do deus persa Mitra. O nascimento de Jesus foi, segundo Isaac Newton, ajustado para coincidir com a festa. A sua data exacta não é conhecida, ainda que muitos historiadores a coloquem entre 7 a.C. e 2 a.C.

Bons e Maus
Como não acredita nessas tretas liberais de oportunidades iguais para todos, o Pai Natal separa diligentemente as crianças em duas listas bem precisas: boas e más. O sistema de entrega de presentes é baseado na meritocracia: só as boas as recebem.

Capitalismo
Ninguém explica como é possível entregar biliões de presentes gratuitamente. Mesmo levando em consideração que a mão-de-obra da sua fábrica trabalha em regime de escravidão, ainda há os custos de matérias-primas, pesquisa, desenvolvimento e logística.

Pai Fora da Lei
Em 1645, o Natal foi declarado ilegal em Londres pela maioria puritana do parlamento, que o via como «um festival popular de paganismo sem justificação bíblica». O exército inglês foi inclusive enviado para confiscar decorações festivas e carne cozinhada. A medida levou a sérias revoltas populares em vários pontos do país, até ser gradualmente ignorada. Aliás, na Escócia o Natal apenas se tornou 100% legal em 1967.

Cartinhas
Só em Portugal, são enviadas todos os anos, pelo correio, cerca de 300 mil cartas endereçadas ao Pai Natal. É comum para as crianças não usarem selos, mas desenhá-los. Os remetentes das cartas costumam então, após o Natal, receber pequenas prendas, também pelo correio.

Alimentação
Não só tem muitas casas para visitar como tem muitos alimentos para comer. Em Portugal e na maioria dos países do ocidente, é costume deixar-lhe leite e biscoitos; na Grã-Bretanha, cerveja ou xerez e tarte; e na Suécia, papas de arroz.

Renas
Rena, ou caribou, é um cervídeo de grande porte com chifres. Há 53 diferentes espécies, mas só as do Pai Natal podem voar.

Renas 2
As renas chamam-se Rudolph (Rodolfo), Dasher (Corredora), Dancer (Dançarina), Prancer (Empinadora), Vixen (Raposa), Comet (Cometa), Cupid (Cupido), Donner (Trovão) e Blitzen (Relâmpago). O nome de Rodolfo, em particular, é estranho, já que o Pai Natal só utiliza renas fêmeas, ou não caíssem no Inverno os chifres dos machos. Útil saber, não?

Trabalho Duro
Graças aos fusos horários e à rotação da Terra, a noite de Natal tem 31 horas, presumindo que o Pai Natal viaja de Este para Oeste. Significa isto que, para entregar presentes a todas as crianças do mundo, são necessárias 822,6 visitas por segundo. No entanto, convém lembrar que só as boazinhas recebem alguma coisa. E essas, claro, são menos. Muito menos.

Física
Para cumprir a agenda apertada de trabalho e com o peso dos presentes, cada uma das renas da frente absorve, graças à resistência do ar, 14.3 quintiliões de joules por segundo (ou 14,3 x 1018 joules). As bombas atómicas mais modernas não passam de 1 x 1017 joules.

Paranóia
Para encontrar este ser sobre-humano que viola as leis da física, o Comando de Defesa Aerospacial Norte-americano (NORAD) colocou os seus satélites à disposição. Pode-se, portanto, consultar as movimentações do velhote em www.noradsanta.org.

No Cinema
O IMDB lista inúmeros filmes de temática natalícia. Um dos mais polémicos foi Silent Night, Deadly Night, um slasher de 1984 onde o assassino surge vestido de Pai Natal.

No Guinness
Em 2007, a cidade de Derry, na Irlanda Norte entrou no Guinness ao juntar 12965 Pais Natais. Parece, portanto, ser verdade que existe um Pai Natal dentro de cada um de nós!


>>
Perfil 21: Pai Natal Reviewed by Revista 21 on 03:30 Rating: 5

Sem comentários:

");
Todos os direitos reservados por Revista 21 © 2021 - 2022
Design por Sweetheme

Formulário de Contacto

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.