Top Ad unit 728 × 90


Novidades

recent

Cinema 21: Os Filmes Favoritos dos Grandes Ditadores


Diz-se que os monstros também precisam de amigos. E porque não de hobbies? Já se perguntou quais seriam os filmes favoritos de Hitler? Stalin? Mussolini? Coincidirão com os seus? Estarão de acordo com as suas personalidades? É o que pode descobrir enquanto desvendamos o que mais apreciavam na sétima arte alguns dos principais ditadores mundiais.

Por: Tiago Matos 

Adolf Hitler
Cinéfilo por excelência, Hitler terá sido uma dos primeiras figuras políticas a compreender o enorme poder do cinema, razão pela qual só deixava entrar na Alemanha filmes previamente avaliados como «inofensivos». A nível pessoal, a sua película de eleição era KING KONG (1933), mas também a aventura THE LIVES OF A BENGAL LANCER (1935), que apresentava um pequeno exército britânico a dominar um continente inteiro, e THE GODLESS GIRL (1929), para cuja protagonista - a americana Lina Basquette - chegou a enviar uma carta a afirmar-se fã. No cinema alemão, gostava do clássico METROPOLIS (1927) graças ao seu «sentido de ordem e organização». Estranhamente, tinha também como favorito o filme de animação da Disney SNOW WHITE AND THE SEVEN DWARFS (1937). Nunca revelou porquê.

Josef Stalin
Tal como Hitler, Stalin compreendia o imenso poder do cinema como fonte de propaganda. Era, portanto, comum ver o antigo líder da União Soviética a interferir no trabalho de realizadores e actores russos, «ensinando-os» a adaptar o seu trabalho à eficaz divulgação dos ideais políticos do país. Stalin entendia que era seu dever pessoal combater o cinema dos Estados Unidos, que acusava de «anti-comunista». Contradizia-se, contudo, ao ter como favorito o filme americano TARZAN THE APE MAN, de 1932, para além dos típicos westerns do ocidente. Na verdade, o único filme soviético que Stalin realmente gostava era uma comédia musical de 1938 chamada VOLGA-VOLGA.

Benito Mussolini
Não é reconhecida ao ditador fascista de Itália uma grande apetência por cinema. A excepção dá pelo nome de EKSTASE, um filme checo, de 1933, com a austríaca Hedy Lamarr no principal papel. Mussolini não apenas assistiu à estreia como foi à posterior festa de lançamento (acompanhado de Hitler) e pediu ao realizador uma cópia para si. A provável razão para tal fascínio? O polémico filme continha uma cena na qual a protagonista aparecia nua, para além de ser a primeira película não-pornográfica a retratar uma cena de sexo. Quem não ficou muito satisfeita com a atenção do ditador foi Lamarr, que fugiu do país pouco depois, rumo a Hollywood.

Fidel Castro
O líder cubano é, ainda hoje, um dos principais nomes de oposição à cultura americana. No que respeita ao cinema, contudo, as coisas mudam. Sabe-se que Fidel não resiste aos grandes blockbusters americanos, e tem especial consideração pelo êxito E.T. THE EXTRA-TERRESTRAL, realizado por Spielberg em 1982.

Saddam Hussein
É outro dos exemplos de grandes ditadores que tinham os Estados Unidos como inimigo mas, na vida pessoal, apreciavam as suas produções. Hussein gostava particularmente do clássico THE GODFATHER (1972), facto que pode indicar algo sobre a sua personalidade política e a forma como comandava o Iraque. Outros filmes que tinha como favoritos incluíam o thriller psicológico THE CONVERSATION (1974) e ainda o drama britânico THE DAY OF THE JACKAL (1973).

Kim Jong-Il
Parece quase um cliché que um homem asiático goste da série de filmes GODZILLA, mas é esse o caso do ditador norte-coreano Kim Jong-Il, um grande apaixonado por cinema que chegou inclusive a raptar uma actriz, Choi Eun-Hee, e um realizador, Shin Sang-Ok, para os obrigar a fazer filmes para ele. Sobre a supervisão de Jong-Il (creditado como produtor), Shin realizou pelo menos 7 filmes, entre os quais PULGASARI (1985), inspirado em Godzilla. O lote de filmes favoritos de Jong-Il inclui ainda FRIDAY THE 13TH (1980), FIRST BLOOD (1982) e a série JAMES BOND.


>>
Cinema 21: Os Filmes Favoritos dos Grandes Ditadores Reviewed by Revista 21 on 01:00 Rating: 5

Sem comentários:

");
Todos os direitos reservados por Revista 21 © 2021 - 2022
Design por Sweetheme

Formulário de Contacto

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.