Top Ad unit 728 × 90


Novidades

recent

Opinião 21: Sandokan & Bakunine (Bruno Margo)



Título Sandokan & Bakunine
Autor Bruno Margo
Edição Teorema
Género Metaficção | Policial
Páginas 184
PVP 13,90 €
Ano 2012
Sinopse aqui
Compre aqui | E-book aqui


«De tão trabalhada a prosa chega a parecer solene. 
Mas logo irrompe a ironia, o delírio, a dissonância, um humor retorcido.»
Expresso


Não sendo um problema exclusivo da literatura, é nesta que, em Portugal, se nota a maior necessidade de se jogar pelo seguro. Poucos são os escritores que arriscam verdadeiramente nas suas narrativas, e os que o fazem apostam, na generalidade dos casos, mais na forma que no conteúdo. Enquadram-se neste campo autores como Bruno Margo, pelo menos a julgar pelo seu primeiro livro, Sandokan & Bakunine.

Trata-se, na sua essência, de um trabalho de metaficção mascarado de policial. A introdução explica-nos que o autor do livro passou por algumas dificuldades para o escrever: a história foi-lhe roubada e divulgada na Internet, com consequências nefastas para a sua vida pessoal. Já na narrativa «principal», acompanhamos as memórias de um adolescente chamado Artur que, junto com o seu cão Bakunine, investiga o misterioso desaparecimento de uma rapariga. É apenas a ponta do icebergue.

A narração é absolutamente caótica, subdividindo-se de forma incessante em novos cenários e pontuada com profusas notas de rodapé, a fazer lembrar David Foster Wallace. A linguagem, por sua vez, é trabalhada de forma quase obsessiva, o que também não ajuda à compreensão. Não é, de todo, uma obra «fácil» nem acessível. Não há um enredo verdadeiramente coerente. Sandokan & Bakunine enquadra-se, por isso, mais no campo da arte abstracta que no da literatura. Não obstante, o seu arrojo e originalidade fazem de Bruno Margo um nome a reter no panorama literário nacional.


PÚBLICO-ALVO
Fãs de literatura moderna que não se deixem assustar por linguagem excessivamente trabalhada e enredos não-lineares. Afinal, diz-se que Bruno Margo é «uma espécie de David Lynch da literatura».

Texto: Tiago Matos

>>

Opinião 21: Sandokan & Bakunine (Bruno Margo) Reviewed by Revista 21 on 03:00 Rating: 5

Sem comentários:

");
Todos os direitos reservados por Revista 21 © 2021 - 2022
Design por Sweetheme

Formulário de Contacto

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.