Top Ad unit 728 × 90


Novidades

recent

Perfil 21: Bruno Aleixo


Se já o conhece, sabe que não é burro e possui um tom irónico fora do comum. Natural de Coimbra, com um sotaque para os lados do Norte, anda sempre com um pé em Portugal e outro no Brasil. Apresentamos-lhe o fenómeno Bruno Aleixo.

Texto: Mariana Carvalho

GANA
Bruno Aleixo começou como piloto de rádio e ganhou forma pelas mãos de um colectivo de três criativos (João Moreira, João Pombeiro e Pedro Santo) – Guionistas e Argumentistas Não-Alinhados – em 2008.

1930
Nasceu em Coimbra, apesar da sua descendência brasileira, a 21 de Junho de 1957. Adoptou o modo de falar dos avós de João Moreira, o que faz com que pareça ter surgido em 1930.

EMIGRANTE
A sua humildade reflecte-se desde cedo. Enquanto todos os seus colegas queriam ser astronautas, Aleixo insistia em ser emigrante. Mas emigrante na sua própria cidade, em Coimbra. Não sendo uma profissão, explicação que lhe foi dada pela professora Maria da Conceição, Bruno rapidamente decidiu que, se não desse, então queria ser proxeneta.

COMP(R)OSIÇÕES
Com pouco jeito para elaborar composições, Aleixo confessa ter lido o dicionário até à letra T, além de tantas outras coisas, nas quais não inclui revistas nem menus de refeição. Para ele, os livros servem apenas para chegar a lugares altos. E mesmo não sendo muito dado às letras, esta afirmação é no sentido literal. Livros grandes = escadotes.

A FILOSOFIA DE BUÇACO
A paixão por Filosofia foi mais forte que a paixão por Coimbra, levando-o a iniciar uma nova etapa na Serra do Buçaco. Produziu nessa altura diversos vídeos sobre conduta de vida e ajuda sentimental, e ultrapassou as vendas de Lair Ribeiro.

OS CONSELHOS QUE VOS DEIXO
Fora de rimas, o seu nome surgiu inspirado no do poeta português António Aleixo, autor d’Este Livro Que Vos Deixo. A sua série de vídeos acabou por sofrer da mesma inspiração, intitulando-se Os Conselhos Que Vos Deixo.

CORNETTOS NÃO!
Este é um dos conselhos que Aleixo nos dá: não comam Cornettos no Café do Aires porque a bolacha é sempre mole. Isto acontece porque o Aires desliga o congelador durante a noite.

ALEIXOFM
A estreia de Bruno Aleixo na Antena 3, em 2009, foi o mote para a sua notoriedade. Atingiu o top de downloads e podcasts no iTunes Portugal e conseguiu superar os programas de Bruno Nogueira – Tubo de Ensaio – e Carlos Vaz Marques – Governo e Sombra.

NINJA E FUGA
A vida de Aleixo começou, também nessa altura, a ser assombrada por um ninja vindo não-sei-de-onde. O medo fê-lo tomar uma decisão: simular a sua própria morte, colocando um saco de batatas no «seu» caixão. Aproveitou então para fugir para o Brasil, onde tem a sua família.

AMIGOS
Bruno Aleixo deixou muitos amigos em Portugal: Busto (de Napoleão Bonaparte), Dr. Ribeiro (médico alcoólico que é invisível desde os 34 anos e por vezes anda nu), Nelson (porteiro do seu prédio), Renato («pessoa» dotada para a dança techno e carnavalesca), Velhadas (idêntico a Charles Darwin), Primo do Busto (figura de Beethoven) e Homem do Bussaco (que, mesmo com aparência pré-histórica, viria mais tarde a ganhar uma rubrica própria no 5 para a Meia-Noite). A quase todos brinda com a bonita expressão «Ca burro!», sempre que os julga errados.

HAVAIANA NO PÉ
No outro lado do Atlântico, atingiu um enorme sucesso entre os «nossos irmãos». No Orkut, surgiram dezenas de comunidades dedicadas a Bruno Aleixo e os seus conselhos foram transformados em toques de telemóvel, máscaras de carnaval e estampados em t-shirts.

EWOK
Insano, provinciano e machista, Bruno Aleixo surgiu na Internet como um ewok de Star Wars. Mas quando a SIC Radical lhe decide dar espaço na televisão, exige que altere a sua aparência, para evitar processos por parte dos criadores da saga americana.

A PLÁSTICA
Aleixo desmente ter feito uma plástica. Diz que apenas pintou o cabelo. Busto sabe, porém, que o cirurgião Ivo Pintaguy foi o responsável pela sua nova cara.

CASSETE COM RISSOL
Mesmo com a sua vasta experiência radiofónica e um bom equipamento de som no carro, Aleixo apanha choques sempre que tenta mudar de estação, devido a um rissol que tem entalado na porta da cassete, que só lhe deixa ouvir um canal. Inicialmente, negou ter sido o autor dos estragos, mas acabou por assumir numa entrevista que o fez por estar bêbado.

MUSICALIDADE
A música tem, aliás, um espaço muito importante na vida de Bruno Aleixo. É por isso que termina todos os seus programas sentado ao piano, a cantar. Tem um gosto musical eclético, gosta de Lambada, mas mostra um carinho especial por Brian Adams, Scorpions e Scatman John.

CALHOU COCÓ
Carapaus à Espanhola é o seu prato de eleição. Nunca come douradinhos, por virem sempre frios para a mesa e por saber que muitas vezes lhes põem cocó.

PILA
O próprio Aleixo é um leque de qualidades e chegou a trabalhar um Verão no Café do Aires. Devido a essa experiência, aconselha-nos a não beber nada de lá, porque o Aires mexe as bebidas todas com a pila e aldraba sempre nas contas, a maioria a favor dele próprio.

OFFLINE
Apesar de ser um fenómeno da Internet, Aleixo não está muito tempo online. Confessa consultar apenas os editais da Câmara, os seus e-mails e a temperatura em São Paulo.

SÉTIMA ARTE
Além dos filmes com macacos, com naves e «de rir», O Mascarilha e O Tubarão 2 fazem parte das suas preferências cinematográficas. Também gosta de Street Fighter, mas só se for aquele que não é com o Van Damme.

SPIN-OFFS
Para além d’O Programa do Aleixo e d’Os Conselhos Que Vos Deixo, o mundo de Bruno Aleixo teve vários spin-offs: Aleixo no Hospital, Busto no Emprego, Aleixo no Brasil, Aleixo na Escola, Mister Cimba, 7 Artes e A Pandilha.

BOA VIDA
Apesar de tudo, Bruno Aleixo admite ter uma boa vida, visto ter «objectivos, uma colecção de chaveiros, carta de motorista, um canário chamado Lúcio, os dois melhores amigos do mundo e alguma família».

>>
Perfil 21: Bruno Aleixo Reviewed by Revista 21 on 00:30 Rating: 5

Sem comentários:

");
Todos os direitos reservados por Revista 21 © 2021 - 2022
Design por Sweetheme

Formulário de Contacto

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.