Top Ad unit 728 × 90


Novidades

recent

Comportamento 21: Cultos e Seitas Extravagantes


Os mais bizarros e extravagantes. Os mais absurdos e perigosos. Sexo, extraterrestres e suicídios preenchem o lado oculto da fé! Conheça de seguida algumas das mais polémicas seitas do mundo. 

Texto: Tiago Matos

CIENTOLOGIA
Estabelecida como uma das mais populares seitas da actualidade graças à associação a celebridades como Tom Cruise, Beck, Kirstie Alley e John Travolta, a Cientologia baseia-se nos trabalhos do escritor de ficção científica, L. Ron Hubbard. Segundo este, há 75 milhões de anos atrás, um ditador alienígena, de nome Xenu, deparou-se com um grave problema de superpopulação nos 78 planetas que regia, já que cada um possuía, em média, 178 biliões de pessoas. Arriscando-se a ser deposto caso não conseguisse resolver a situação, Xenu juntou-se a um grupo de psiquiatras e formulou um plano para se livrar dos excedentários.

Sob o falso pretexto de uma inspecção de impostos, convocou biliões de cidadãos de todos os planetas e paralisou-os com uma mistura de etanol e glicol. Enviou-os então para a Terra (que na altura se chamava Teegeeack) em naves idênticas a aviões Douglas DC-8 (populares na década de 60), e despejou-os em vulcões, lançando de seguida bombas de hidrogénio em todos eles. Com o impacto das explosões, as almas das vítimas – apelidadas de thetans por Hubbard – foram arremessadas pelo ar. Xenu capturou-as com uma armadilha especial e levou-as para gigantescos cinemas, onde as forçou a ver filmes em 3D durante 36 dias consecutivos. Como resultado, ficaram-lhes implantadas na memória falsas informações históricas, entre as quais todas as principais religiões do mundo. Os thetans foram então libertos e encorajados a encontrar novos corpos entre os sobreviventes terrestres.

Os cientologistas acreditam que todos os problemas que sentimos actualmente são causados pela presença destas almas imortais nos nossos corpos e oferecem a todos os crentes a hipótese de realizar “audições” (pagas) com um especialista cientólogo, tendo em vista a limpeza gradual dessas influências negativas. O próprio segredo de Xenu tem um preço (cerca de 5 mil euros, em 1988), e apenas pode ser revelado aos crentes que já tenham passado pelos cursos necessários para essa confidência (um processo capaz de custar, por vezes, mais de 75 mil euros). Apesar de envolta em polémicas desde o seu início, incluindo acusações de lavagem cerebral e perseguição à imprensa, a Cientologia é reconhecida em Portugal como religião desde Novembro de 2007. A larga difusão sentida nos últimos anos tem muito a ver com os famosos membros que a constituem (em particular Tom Cruise), mas até isso já tinha sido previsto por Hubbard, que lançou em 1955 o Projecto Celebridade, com o objectivo de converter figuras públicas à Cientologia e, assim, dar-lhe projecção.

RAËLIANISMO
Tudo começou a 13 de Dezembro de 1973, quando um jornalista automóvel francês, de nome Claude Vorilhon, encontrou um extraterrestre numa nave espacial aterrada no interior de um vulcão inactivo. O Eloha (individual de «Elohim», expressão raëlianista para «alienígenas») decidiu então revelar ao francês alguns dos maiores segredos da humanidade, entre os quais o facto de a vida terrestre ter sido criada por eles. Foi-lhe ainda contado, por exemplo, que a Virgem Maria foi inseminada artificialmente, que a arca de Noé era na verdade um foguete que levava uma célula viva de cada animal terrestre, e que Jesus costumava usar avançadas técnicas de hipnose em massa, de modo a ter sucesso nos seus discursos. Por fim, o Eloha encarregou-o de preparar o mundo para o retorno dos Elohim no Dia da Revelação Final, tal como outros (Moisés, Elias, Ezequiel, Buda, João Baptista, Jesus, Maomé e Joseph Smith) o tentaram antes dele. Um par de anos mais tarde, Vorilhon viria a ser novamente contactado pelos Elohim e levado a outro planeta para conhecer pessoalmente Jesus, Moisés, Buda e Maomé, mas nessa altura o francês já tinha alterado o nome para Raël e fundado oficialmente um culto com o seu nome.

O Raëlianismo acredita que, com a ajuda de supercomputadores, os Elohim estão neste momento a gravar o ADN de todos os seres humanos, para depois, no aguardado retorno à Terra, os trazerem de volta à vida através da clonagem e os julgarem por acções passadas. Os raëlianistas são, aliás, fervorosos defensores da clonagem como forma de alcançar a imortalidade, e em 2002 declararam mesmo ter conseguido clonar com sucesso uma bebé, ainda que nunca tenham fornecido provas concretas do acto. A seita defende ainda um regime governamental global liderado em exclusivo por génios e a liberação sexual de todas as pessoas. Este último ponto, apoiado em medidas como o Go Topless Day, protesto anual no qual as raëlianistas saem à rua em topless, exigindo que as mulheres tenham o mesmo direito legal que os homens em mostrar o peito publicamente, tem contribuído para um aumento significativo no número de membros masculinos da seita, nos últimos anos.

CULTO DA BANANA
Em 2009, na Papua-Nova Guiné, Thomas Eri, líder de uma seita sexual conhecida simplesmente como Culto da Banana, foi preso pela polícia depois de prometer aos seguidores que as suas colheitas de banana aumentariam em dez porções por cada vez que fizessem sexo em público. Foi justamente durante uma destas sessões públicas que a polícia foi chamada a intervir. Eri e sete outros membros do culto fugiram, nus, para a selva, e Eri chegou mesmo a usar como escudo as suas duas esposas, para evitar ser levado pela polícia. De nada lhe valeu.

CULTO DA CEBOLA
Não é fácil de acreditar, mas existe na França uma seita com cerca de 4 mil membros destinada ao culto da cebola. Os fiéis reúnem-se habitualmente em redor de um exemplar do legume e descascam-no lentamente, num ritual de meditação que, segundo eles, lhes permite alcançar a pureza espiritual e a vida eterna. Refira-se ainda que cada membro do Culto da Cebola costuma comer meia dúzia delas cruas, por dia.

HESO TEN
Literalmente traduzida por «Céu dos Umbigos», a Heso Ten, fundada por Koji Murata, dedica-se ao culto dos umbigos, propagando a necessidade de os exercitar como forma de atingir boa saúde física e espiritual. Segundo Murata, «o umbigo é uma medalha de cultura com a qual todas as pessoas nascem. Há que a polir e valorizar». Uma variação francesa do culto levou a mensagem mais longe, defendendo que, a partir da meditação, é possível regredir a partir do próprio cordão umbilical até ao umbigo de Adão, no qual será encontrada a paz original do Paraíso.

HO NO HANA SANPOGYO
O japonês Hogen Fukunaga, que acredita ser a reincarnação de Jesus Cristo e Buda, acreditava também que conseguia diagnosticar os problemas dos crentes da sua seita, bastando para isso ler-lhes os pés, em consultas que chegavam a custar mais de 600 euros. Isto até se começar a suspeitar que utilizava o dinheiro da organização em nome próprio, sendo então condenado por fraude. Actualmente, a seita adoptou um maior secretismo e dá pelo nome de Yorokobi Kazoku No Wa.

HEAVEN’S GATE
Formada por Marshall Applewhite após um ataque cardíaco que quase lhe tirou a vida no início dos anos 70, a Heaven’s Gate foi uma das mais faladas seitas de sempre graças ao seu macabro final. Os membros apregoavam a renúncia total ao prazer (seis dos filiados masculinos, incluindo o líder, chegaram mesmo a ser castrados como forma de forçar a ascese) e defendiam que a Terra estava prestes a ser reciclada e que a única forma de sobreviver era partir o mais depressa possível, deixando para trás os seus corpos humanos e oferecendo as almas a uma nave espacial que acreditavam acompanhar o cometa Hale-Bopp. Os 38 membros da seita, vestidos com fatos de treino e ténis de corrida, suicidaram-se em massa, em 1997.

FAMÍLIA INTERNACIONAL
Assumiu outrora os nomes de Meninos de Deus e de Família do Amor, mas actualmente é conhecida como Família Internacional uma das mais controversas seitas do mundo, fundada em 1968 por David Berg, que se considerava a voz de Deus e comunicava com os seguidores exclusivamente através de cartas. Tal como acontece em outros cultos do género, a Família defende a total liberação sexual, inserida no contexto de uma revolução espiritual contra o «Sistema». Ao longo dos anos, essa liberação manifestou-se, contudo, de formas pouco vulgares. Em 1974, por exemplo, a seita criou o Flirty Fishing, uma medida de proselitismo que encorajava as seguidoras femininas da Família a converter potenciais membros utilizando sexo. Quem não concordasse em fazê-lo, era acusada de egoísmo e de deficiente entrega à seita. O Flirty Fishing durou 13 anos, sendo abandonado por causa da epidemia da SIDA, mas durante o tempo em que esteve activo, conseguiu quase 224 mil novos membros, para não falar de inúmeros Bebés de Jesus (nome dado aos filhos nascidos das relações através de Fishing).

Em 2005, um desses «bebés», já com 30 anos, suicidou-se depois de assassinar uma ex-governanta, deixando um vídeo a denunciar espancamentos e violações sofridos por ele e por várias outras crianças crescidas na seita. O próprio David Berg, que apregoava nas suas cartas o final de tabus como o sexo entre crianças e adultos, foi acusado de abuso sexual por parte de duas filhas, uma nora e duas netas. Berg justificava-se afirmando que todas as acções eram permitidas por Deus, desde que motivadas por amor altruísta. Curiosamente, e ainda que permitisse bissexualidade feminina, proibia severamente a homossexualidade. Berg acabou por morrer em 1994, na Costa de Caparica, mas a Família continuou, chefiada pela sua viúva, Karen Zerby.


>>
Comportamento 21: Cultos e Seitas Extravagantes Reviewed by Revista 21 on 02:00 Rating: 5

Sem comentários:

");
Todos os direitos reservados por Revista 21 © 2021 - 2022
Design por Sweetheme

Formulário de Contacto

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.